Inglês e videogame combinam. Cultura Inglesa e Vivo Keyd Stars também.
De acordo com a empresa de pesquisa e consultoria de dados Newzoo, o Brasil é o maior mercado gamer da América Latina e um dos maiores do mundo, contando com mais de 3% dos usuários globais. O país, que tem mais de 100 milhões de jogadores ativos, supera a quantidade somada de usuários presentes na Coreia do Sul, Canadá e Reino Unido. Por isso, a expectativa é de que o cenário de games latino-americano seja avaliado, até 2025, em 8,7 bilhões de dólares, sendo liderado pelo mercado brasileiro, que pode chegar aos 3,5 bilhões de dólares de faturamento.
Apesar da notável expansão da indústria brasileira de jogos (segundo a Abragames, o Brasil pode ter movimentado 250 milhões de reais em 2023), assim como o desenvolvimento de títulos nacionais, muitos games de sucesso ainda são produzidos por estúdios internacionais. “Baldur’s Gate III”, por exemplo, vencedor da categoria “Jogo do Ano” no “The Game Awards”, foi feito pela publisher belga “Larian Studios”, que disponibilizou o game, inicialmente, apenas com o áudio original em inglês.
Uma comunidade com a capacidade de movimentar bilhões como a brasileira não costuma esperar por dublagens ou legendas em português para dar play em algum jogo, principalmente se ele está em alta. Por isso, muitas pessoas consideram os videogames fortes aliados na hora de aprender inglês, pois os jogos despertam um interesse natural dos jogadores em buscar o significado de expressões características da língua inglesa, além do contato direto com a escrita e a fala e a possibilidade de interagir com nativos em sistemas online.
Para potencializar este processo de aprendizado e trazê-lo também para o universo de esports, a Vivo Keyd Stars e a Cultura Inglesa deram um boost com uma parceria que chega logo no início de 2024. O patrocínio tem como objetivo inserir a Cultura, uma das escolas de inglês mais tradicionais do Brasil, neste mercado tão engajado e promissor.
“Na Cultura Inglesa, o aprendizado do inglês acontece através da cultura e também do entretenimento. Nossos alunos aprendem enquanto vivenciam experiências e se divertem, e os games são a grande ferramenta do momento. Diante deste cenário, buscamos um parceiro relevante nesse universo que, além de dialogar de forma direta com gamers, possuísse também os mesmos atributos de marca e acreditasse nos mesmos valores e propósito da Cultura Inglesa. Há 90 anos formamos ‘Lions”, alunos e cidadãos globais com dedicação, garra e empenho, e acreditamos que com a Vivo Keyd Stars como parceira, ampliaremos ainda mais esta comunidade de Lions pelo Brasil”, destaca Samia Marcon, Diretora Executiva de Marketing da Cultura Inglesa.
Para a Vivo Keyd Stars, o match com a Cultura trará mais oportunidades de ativações e conexão com a torcida, além de conteúdos inéditos pensados com as mudanças na equipe de League of Legends, que terá uma comunicação 100% em inglês este ano.
“Nossa parceria com a Cultura Inglesa não é apenas uma união de marcas, mas a celebração de um elo profundo entre o inglês e os esports. Ao trazer a excelência em educação da Cultura Inglesa para a Vivo Keyd Stars e para o cenário como um todo, estamos abrindo portas para nossos fãs aprofundarem seu conhecimento de forma orgânica, enquanto já estão conectados com sua grande paixão, através de conteúdos, ativações e oportunidades pensadas especialmente para eles”, afirmou Hugo Tristão, CEO da organização.
Quem faz cultura, fala. E quem torce, agora mais do que nunca, grita #GoVKS.